quinta-feira, 10 de junho de 2010

Prato e Faca - Cristina Buarque (1976)


Há alguns anos, curtidor do samba-relicário como sou, deparei-me com o disco 'Prato e Faca', da sambista Buarque, a caçula Cristina, uma incrível novidade vinda do passado!
Antes disso, recebi de presente um vinil da mocinha, onde ela cantava a Tatuagem do irmão.
Era gostoso e nostálgico...
Tem uma capa noir, com alguns lampejos de cadeiras austeras como aquele grave ambiente, que era imerso em sombras. Uma silhueta de mulher e um pequeno pedaço de vida verde é o que se vê pela janela ao fundo da imagem...
Deu, ao primeiro ouvir, uma grande vontade de sentar-me frente à vitrola e tomar um café (ou dois), o que já é bom e fitar aquela capa, mas parava por ali...
Acabado o disco, acabava com ele a áurea mística que o samba imprime na minha alma.
Ponto final!
Mas esse Prato e Faca, afortunadamente, subrepuja aquele outro.
Eu o ouço e a sede agora é de cerveja, de dança... de samba!
O desejo de realizar todas as concupiscências que o samba proporciona e inclinar-me inteiramente a ele sem temer sujar-me.
Ele é o retrato audível daquela música visual que é a capa supracitada!
Uma tristezura sambada, que atingia o peito e revitalizava a alegria.
O yin do yang...
É assim mesmo!
Prato e Faca tem, na mesma medida e ao mesmo tempo, a condenação do pecado do requebro da energia terrenal e telúrica e o purgar da voz frágil e limitada, porém doce (e em tempo, deliciosa) de Cristina, que eleva os sentidos.
O repertório é requintado: Paulinho da Viola - o bonitão elegante da incrível Portela, Manacéa, Dona Ivone Lara e quem dá as ordens: Heitor dos Prazeres, compositor dum samba conteúdo do 'Prato', de melodia soturna e chorosa, por que o samba é a tristeza que balança... não é assim?
Esse prato feito é um clássico do samba e pro meu peito, o melhor disco da cantora. Alimenta bem!
Espero sambar outros discos com a mesma qualidade deste genuíno.
E quanto esta porta-bandeira do samba-raiz meus ouvidos [re]clamam: Será que Cristina Volta?

Nenhum comentário: